Vereadores buscam explicações sobre suposta contratação de guarda portuário sem concurso

O Superintendente do Porto de Itajaí, Wilson Rebello, será convidado pelo líder do Governo na Câmara de Vereadores, Márcio da Silveira (PMDB), a prestar esclarecimentos sobre denúncia apresentada ao Ministério Público apontando suposta irregularidade na contratação de Guardas Portuários. A iniciativa foi a forma encontrada pelas bancadas governistas para evitar a aprovação, na sessão desta terça-feira (08), de requerimento do vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), solicitando explicações do Prefeito sobre o assunto.

Segundo informações apresentadas pelo vereador Pissetti em plenário, o Ministério Público recebeu denúncia de Mário Rogério Carneiro, alegando que a Superintendência do Porto estaria contratando guardas portuários sem respeitar a nominata de pretendentes à vaga que foram aprovados em Concurso Público. “Apesar do assunto já estar no âmbito do Ministério Público, não exime do legislativo a responsabilidade de atuar nesta questão”, acentua.

Às declarações de Pissetti, somaram-se as afirmações do vereador Clayton Batschauer (PR), de que é usual à Superintendência do Porto contratar pessoal para a função de “Agente Portuário” que, na verdade, atuam como “guarda portuário”. Isto levou o vereador João Vequi (PT), a declarar seu voto em favor do requerimento de Pissetti.

Ainda assim, a ausência do vereador Rogério Ribas (PP) – que chegou com atraso à sessão, resultaria em voto vencido para a oposição. Por esse motivo, atendendo solicitação do vereador Márcio Silveira, Pissetti suspendeu seu requerimento para a sessão de quinta-feira. “Neste período, vou conversar com o superintendente do Porto para que ele nos forneça os dados necessários sobre o assunto e, se for o caso, que ele compareça à Câmara para nos dar esclarecimentos sobre este assunto”, afirmou Márcio.