Presidente conhece sistema de tratamento de esgoto que pode ser implantado em Itajaí

O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Paulinho Amândio (PMDB), reassumiu o cargo nesta segunda-feira, dia 07, após uma semana de afastamento das suas funções. Ele integrou missão do Semasa que foi até a capital da Venezuela, Caracas, para conhecer um sistema de tratamento de esgotos que pode ser adotado em Itajaí.

A missão itajaiense foi recebida pelo presidente da Hidrocentro, a estatal venezuelana para abastecimento e saneamento, Manoel Fernandez, além de diretores e técnicos de outras instituições ligadas ao setor. “Fomos conhecer uma estação de tratamento distante a 300 quilômetros de Caracas, cujo funcionamento nos deixou bastante satisfeitos”, informa Paulinho.

O presidente do legislativo itajaiense explicou que a implantação do sistema de tratamento é um pouco mais cara do que os modelos convencionais, mas o seu custo operacional é bem mais barato. “Enquanto no sistema tradicional gasta-se cerca R$ 150 mil em energia, só este custo reduziria para R$ 25 a R$ 30 mil, o que é uma diferença relativa bastante significante”, acentua Paulinho, destacando que o sistema também prevê adaptabilidade para o crescimento populacional sem a necessidade de construção de novas estações de tratamento a médio e longo prazos.

Outro benefício percebido pelo presidente do Legislativo foi com relação ao meio-ambiente. “Apesar de ser uma estação de tratamento, observamos a completa ausência de odores, o que significa menos impacto junto à comunidade”, avaliou o presidente. O sistema é tão eficiente que permite a implantação, na própria estação, de um horto florestal que produz árvores adubadas com o produto resultante do tratamento.

A participação do presidente da Câmara de Vereadores na missão do Semasa teve como objetivo criar um mecanismo direto de comunicação entre a empresa e a comunidade. “O vereador atua ao lado da comunidade e como a Semasa pretende iniciar a implantação do sistema de esgoto o mais breve possível, a expectativa é de que tenhamos melhores condições de explicar à sociedade que o projeto vai beneficiar a cidade”, conclui Paulinho Amândio.