Vereador quer realização de plebiscito para alterações no Hino do Município

O vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), está propondo ao Executivo a realização de um plebiscito para que a comunidade decida se quer ou não que seja alterado o Hino da Cidade de Itajaí. A mudança do hino é objeto de concurso que está promovido pela Fundação Cultural de Itajaí. A indicação de Pissetti foi aprovada na sessão desta quinta-feira, dia 03.

A música “Terra Feliz”, elaborada por alunos da extinta Escola Técnica do Comércio de Itajaí, foi apresentado no 1º Festival Estudantil da Canção de Itajaí, obtendo consagração pública e sendo reconhecido como Hino da Cidade pela Lei nº 1.142 de 7 de dezembro de 1971. “Além de reconhecer o nosso Hino Municipal, a Lei ainda o torna patrimônio cultural do município. Não é através de um decreto que se pode modificar esta condição”, declara Pissetti.

Em sua indicação, Pissetti solicita ao prefeito Volnei Morastoni a suspensão do decreto nº 8.158, de março de 2007, que regulamenta o concurso para a escolha do novo hino. “O hino municipal só pode ser alterado por força de Lei. Antes de lançar o concurso, o Executivo deveria enviar um Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, para depois instituir o concurso e a posterior mudança da letra e da melodia do nosso hino”, destaca.

Outra questão apontada pelo vereador é com relação à legitimidade para a mudança do hino. “Não creio que o hino, um dos símbolos da cidade, possa ser modificado atendendo a vontade de uma pequena minoria. Por isso, sugiro a realização de um plebiscito, para que o povo itajaiense decida se pretende essa mudança”, ressalta Pissetti, lembrando que uma iniciativa neste sentido seria “o mínimo de se esperar de um governo de defende a participação popular nas decisões do Executivo”.