MP é instigado a apurar responsabilidade em óbito de pacientes do HMMKB

Solicitar ao Ministério Público providências no sentido de investigar se houve responsabilidade no falecimento de pacientes obrigados a serem transportados do Hospital Marieta Konder Bornhausen para uma clínica particular, onde seriam submetidos a um tratamento de hemodiálise. Este é o teor de requerimento de autoria do vereador Laudelino Lamim (PMDB), aprovada na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira, dia 03.

Laudelino Lamim explicou que o Hospital Marieta mantinha um equipamento para realização de hemodiálise nos pacientes internados, mas que o equipamento funcionava de forma precária. “O médico que prestava esse serviço solicitou uma área mais adequada e a direção do Hospital chegou a colocar uma sala à sua disposição, desde que ele se responsabilizasse por mobiliar a sala e pagasse aluguel”, enfatizou Lamim, explicando que por isso o serviço foi suspenso.

O vereador explica que, desde então, somente os pacientes internados na UTI do Hospital tem acesso à hemodiálise. Outros pacientes que precisam do tratamento, são transportados – em uma ambulância da Secretaria Municipal da Saúde, até uma clinica de tratamento renal na Praia Brava.

Lamim destaca que, no dia 22 de abril, o paciente Jones Wumrth, estava sendo levado do Hospital para a clínica quando se sentiu mal durante o trajeto, levando a ambulância a retornar para o hospital, mas ele não resistiu e faleceu ao dar entrada no Pronto Socorro. No dia 1º de março, a senhora Elvira Almeida também estava internada no Hospital Marieta e foi levada para a clínica de hemodiálise, vindo a falecer durante o tratamento.

Para Lamim, estes dois casos de óbito podem estar associados ao fato dos pacientes terem sido transportados para submeterem-se ao tratamento de hemodiálise. “São casos de pessoas que já estavam internados em tratamento de saúde, e seu estado clínico pode ter se agravado em virtude da necessidade de deslocamento. Cabe ao órgão competente que é o Ministério Público, promover uma investigação para saber se há responsabilidade nestes dois casos. Como forma de se tomar as providências necessárias”, concluiu Lamim.

Equipamentos – Durante sua explanação, Lamim foi aparteado pelos vereadores Luiz Carlos Pissetti (DEM) e Nikolas Reis (PT). Ambos defenderam maior ação do Legislativo Itajaiense, no sentido de gestionar junto ao Governo do Estado os recursos necessários para que o Hospital Marieta possa ser devidamente equipado para realizar hemodiálise nos pacientes que necessitam deste tratamento.