Legislativo requer reformas urgentes na ponte Itajaí/Navegantes da BR 101

A Câmara de Vereadores de Itajaí está encaminhando ofício ao Ministro dos transportes, Alfredo Pereira, solicitando ação imediata do Dnit na conclusão das obras de reforma da passarela de pedestres da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, na BR 101, que liga os municípios de Itajaí e Navegantes. A medida é decorrente de requerimento apresentado pela vereadora Dalva Maria Rhenius (DEM), aprovado pelo plenário na sessão desta quinta-feira, dia 26. Cópias do ofício serão encaminhadas, também, ao Diretor Geral do Dnit, Mauro Barbosa da Silva, e ao deputado federal Paulo Bornhausen.

Ao justificar o seu requerimento, a vereadora Dalva lembrou que a passarela foi interditada no dia 10 de outubro do ano passado, após a queda de placas de concreto, deixando crateras na passarela e colocando em risco a passagem de ciclistas e pedestres. “Com o passar do tempo o problema piorou e novas placas quebraram, abrindo novos buracos na passarela. Desde então, iniciou-se o drama diário dos que utilizam esta ponte”, acentuou.

A vereadora destaca que mais de duzentas pessoas cruzam a ponte todos os dias e, apesar do Dnit já ter se comprometido a resolver o problema, nada ainda foi feito. “As péssimas condições da passarela já resultaram em quatro acidentes, três deles com vítimas fatais”, destaca Dalva.

A ponte sobre o Rio Itajaí-Açu foi construída há 40 anos. Há 10 anos passou por reformas quando da duplicação da BR 101. Desde então, segundo pontua Dalva Rhenius, nenhuma outra medida de preservação ou reforma foi tomada com relação à ponte.