Lei institui “Dia de Lazer” para pessoas portadoras de deficiência física

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, na sessão desta quinta-feira, dia 26, o projeto de lei que institui o Dia do Lazer para a Pessoa Portadora de Deficiência Física. A lei, proposta pelo vereador Maurílio Moraes (PDT), deve seguir para sanção do prefeito Volnei Morastoni e posterior regulamentação pelo Executivo.

De acordo com a nova lei, o Dia de Lazer para a pessoa portadora de deficiência física passa a ser comemorado no sábado entre os dias 21 e 28 de agosto, dentro das atividades da Semana da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais. Nesta data, o executivo poderá implementar um programa de comemoração que proporcione entretenimento e lazer para os portadores de deficiência Física, em local que possa beneficiar o maior número de deficientes interessados.

O vereador Maurílio Moraes, que é cadeirante, explica que elaborou a Lei com o intuito de levar tanto o Poder Executivo quanto as entidades que congregam portadores de necessidades especiais a voltarem suas atenções no sentido de oferecer melhor qualidade de vida a esse público. “Se as dificuldades de acessibilidade do portador de deficiência já é notória, imagine o grande vazio que essa população encontra quando o assunto é lazer”, explica.

Para o vereador, o Dia de Lazer é uma oportunidade de congraçamento e de busca de inovações para os portadores de necessidades especiais. “Neste sentido, podem ser organizadas atividades desportivas e culturais, como jogos ou encenações que tenham a pessoa portadora de deficiência tanto como expectador quanto como agente participativo do evento”, conclui Maurílio.