Ex-vereador vivo mais idoso é homenageado pela Câmara Municipal de Itajaí

O funcionário público federal aposentado e ex-vereador, Vicente Tito Filomeno, foi homenageado durante a sessão da Câmara de Vereadores de Itajaí desta quinta-feira, dia 22. Ele completou 90 anos de idade no dia 11 de março e, com isso, tornou-se o ex-vereador vivo mais idoso da cidade. A homenagem foi promovida pelo presidente do legislativo, Paulinho Amândio (PMDB) e contou com a anuência dos líderes de todas as bancadas do legislativo.

Vicente Tito Filomeno nasceu em Florianópolis, em 11 de março de 1917. Fixou residência em Itajaí, onde exerceu o cargo de vereador no período de 1951 a 1955. Na legislatura passada, o ex-vereador foi agraciado pelo Legislativo com o título de “Cidadão Itajaiense”.

Durante a homenagem, Paulinho Amândio destacou que Tito Filomeno acompanhou as grandes transformações da cidade nas últimas décadas. “Ele presenciou a redução territorial da cidade, com a emancipação do Balneário Piçarras, Luiz Alves, Penha e Navegantes. Viu a cidade atravessar o ciclo da madeira, o ciclo da pesca e adentrar com força total no ciclo do comércio exterior, do contêiner” explicou o presidente.

Paulinho Amândio destacou também características que marcam a personalidade do ex-vereador. “Tito é um homem de um outro tempo, de uma outra forma de fazer política. Foi vereador na época em que o cargo não era remunerado. Foi político numa época em que a palavra empenhada era uma questão de honra, valendo mais do que a assinatura em qualquer documento”, enfatizou.

Os vereadores João Vequi ( PT), Dalva Rhenius (PFL), Maurílio Moraes (PDT) e Márcio Silveira (PMDB), utilizaram da palavra para parabenizar o ex-vereador Tito Filomeno. Numa deferência especial, o presidente Paulinho Amândio quebrou o protocolo e cedeu a palavra para uma manifestação do homenageado, que falou da nobreza na função de vereador. “Daqui saio emocionado e orgulhoso de, um dia, ter sido vereador itajaiense”, concluiu.

________________________________________

Contato Vereador Paulinho Amândio: 8407-9110