Vequi quer redução na alíquota de imposto cobrado sobre corretores de seguros

Visando promover a competitividade entre corretores de seguros que atuam em Itajaí e profissionais ou empresas de seguros de outros municípios da região, o vereador João Vequi (PT), busca a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), de 5% para 2%. Indicação neste sentido já foi aprovada pela Câmara de Vereadores no ano passado, mas até o momento ainda não houve qualquer manifestação do Poder Executivo sobre o assunto. Na tentativa de agilizar os procedimentos, Vequi apresentou nova indicação ao Secretário da Receita do município solicitando a redução do imposto.

A intervenção de João Vequi pela redução do ISSQN sobre a corretagem de seguros foi solicitada pela Sociedade de Corretores de Seguros de Itajaí (Socicor). Segundo a instituição, o imposto cobrado em Itajaí é maior do que o praticado em muitos municípios da região, o que leva os segurados a optarem pela contratação ou renovação de seus seguros nestes municípios. “É mais barato, por exemplo, o proprietário de um carro renovar o seu seguro em Brusque ou Blumenau , do que fazê-lo aqui em Itajaí”, explica o vereador.

Com a redução da alíquota, Vequi acredita que possa ocorrer até o aumento da arrecadação do ISSQN em virtude do aumento dos contratos de seguros firmados em Itajaí. “O município pode ter reduzida a receita de forma individual, mas ganha mais ainda se levarmos em consideração que muitos segurados vão renovar o seguro com corretores itajaienses ao invés de irem para outras cidades”, enfatiza.

Além do possível aumento da arrecadação municipal, Vequi considera a medida como um incentivo para que novas empresas e corretores de seguros optem por instalar-se na cidade. “Com isso, estaríamos também promovendo o incremento da geração de emprego e renda no município”, conclui o vereador.

Contato Vereador João Vequi: 8407.8913