Buscar no portal

Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Exposição reúne obras feitas a partir de materiais descartados

Visitação acontece até 16 de dezembro.

#PraTodosVerem a imagem mostra algumas luminárias acesas. Ao fundo aparecem outras peças dispostas no espaço cultural. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra algumas luminárias acesas. Ao fundo aparecem outras peças dispostas no espaço cultural. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebe até 16 de dezembro a exposição Reciclavale Sustentável, que reúne antiguidades e peças de decoração feitas com resíduos eletrônicos coletados pela Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí (Reciclavale). A mostra está no Espaço Cultural Antônio Carlos Konder Reis, no primeiro piso da Câmara, e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

As mesas, lustres, luminárias e outras peças de decoração e arte são confeccionadas pelo cooperado e artesão Thiago Walentim. O artesão explica que o trabalho inicia no galpão da triagem de materiais, onde divide o que é coletado entre o que pode ser transformando em arte, o que pode ser consertado e reutilizado, que é vendido a baixo custo para a comunidade do entorno da cooperativa, e o que não pode mais ser reaproveitado e é dado o descarte correto.

Segundo Walentim, quase 100% das peças criadas por ele são feitas de material descartado pela população e coletado pela cooperativa, com exceção de fita isolante e outros materiais pontuais. “Temos parceria com diversas empresas, entre elas, de material elétrico. Recebemos as coisas quebradas e a partir delas eu monto outras peças, mas até a tinta que uso vem do que as pessoas jogam fora”, explica. 

Além das obras de Thiago, a mostra também reúne peças antigas como máquinas de escrever, vídeo cassete, telefones e televisores portáteis, entre outros itens que fazem parte do acervo do museu da cooperativa.

A Reciclavale conta com 16 cooperados e atua no recolhimento, triagem e desmanche de todo material eletroeletrônico, também conhecido como e-lixo, recebido por doações, realizando a logística reversa. A cooperativa também trabalha com o recolhimento de resíduo eletroeletrônico, mediante agendamento prévio.

--
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI
--

Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.instagram.com/camaraitajai
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.x.com/camaraitajai
 
 
 


Projetos e Proposituras