Buscar no portal

Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Câmara Mirim de Itajaí realiza última sessão da Legislatura

Adesão de escolas para 2025 segue até 6 de dezembro.

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores mirins no Plenário com o presidente da Câmara, vereador Marcelo Werner, e o presidente da Escola do Legislativo, vereador Adriano Klawa. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores mirins no Plenário com o presidente da Câmara, vereador Marcelo Werner, e o presidente da Escola do Legislativo, vereador Adriano Klawa. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara Mirim de Itajaí realizou na tarde desta quarta-feira (13) a 6ª Sessão Ordinária. O encontro marcou o encerramento da 2ª Legislatura do projeto. Durante a sessão, os vereadores mirins aprovaram quatro requerimentos relacionados à manutenção de encanamentos da cidade, incentivo à leitura, uso de pods e vapers nas escolas e vistorias nas unidades de ensino.
 
Da vereadora mirim Gabriella Furtado, do Centro Educacional Cordeiros, foi aprovado com 14 votos favoráveis o Requerimento nº 30/2024. A estudante solicita informações ao Serviço de Água, Saneamento Básico e Infraestrura (Semasa) sobre a frequência em que são realizadas manutenções do encanamento da cidade e também questiona o que é feito com as reclamações realizadas pelos consumidores.
 
O Requerimento nº 31/2024, da vereadora mirim Lorrane Mariano, da Escola Básica Marechal Olímpio Falconieri da Cunha, foi aprovado com 15 votos favoráveis. A estudante questiona a Secretaria Municipal de Educação se as escolas realizam atividades de leitura e literatura e se existe algum programa de leitura ou grupo de literatura no contraturno escolar.
 
Foi aprovado com 14 votos favoráveis o Requerimento nº 32/2024, do vereador Mirim Luis Gustavo Pereira, da Escola Básica João Paulo II. O estudante questiona a Secretaria Municipal de Educação se existe alguma forma de reduzir o uso de pods e vapers nas escolas; se existe planejamento de campanhas educativas sobre o tema; e se é possível a realização de palestras para os estudantes.
 
Já o Requerimento nº 33/2024, de autoria da vereadora mirim Maria Helena Nunes, da Escola Básica Mansueto Trés, questiona a Secretaria Municipal de Educação se são realizadas vistorias na infraestrutura das unidades de ensino; com qual frequência ocorrem; se são realizadas simultaneamente em todas as escola; e, caso não sejam vistoriadas, por qual o motivo.
 
Escolas que pretendem participar do projeto em 2025 devem se inscrever até 6 de dezembro deste ano
O prazo para as unidades de ensino aderirem ao projeto Câmara Mirim de 2025 seguem até o dia 6 de dezembro deste ano. O diretor da escola poderá fazer a adesão on-line, preenchendo o formulário disponível em https://forms.gle/b1tpCRAh4TkiWwBz9.
 
O Projeto Câmara Mirim é destinado aos alunos do 9º ano das escolas públicas e privadas de Itajaí que estudam no período matutino, mas também envolve todos os alunos dos anos finais do ensino fundamental. No início de 2025 os alunos de 6º ao 9º ano votarão nos candidatos de sua escola.
 
Serão selecionados no final do processo 17 vereadores mirins titulares e 17 vereadores mirins suplentes. Durante a realização do projeto, os estudantes participam de sessões, fazem indicações ao Município e apresentam requerimentos aos órgãos públicos.


--
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI
--
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.instagram.com/camaraitajai
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.x.com/camaraitajai


Projetos e Proposituras