Buscar no portal

Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


[76ª Sessão Ordinária] Paulinho Amândio é homenageado na Câmara de Itajaí

Neste ano, parlamentar completa seis mandatos consecutivos.

#PraTodosVerem a imagem mostra o vereador Paulinho Amândio no centro do Plenário com uma placa de homenagem nas mãos. Ele está rodeado de amigos, familiares e outros vereadores. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra o vereador Paulinho Amândio no centro do Plenário com uma placa de homenagem nas mãos. Ele está rodeado de amigos, familiares e outros vereadores. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou a Moção nº 23/2024, de Congratulação e Reconhecimento ao vereador Paulo Manoel Vicente, o Paulinho Amândio (PDT). O parlamentar encerra neste ano o sexto mandato consecutivo no Legislativo Itajaiense. A homenagem proposta pela vereadora Hilda Deola (PDT) foi aprovada por todos os vereadores presentes.
 
Paulinho Amândio nasceu em 10 de março de 1966, em Itajaí. Sua relação com a comunidade rural tem ligação com sua criação na localidade Canhanduba, além de ter começado a trabalhar cedo na agricultura. Também foi vendedor de trato para alimentação de animais, trabalhou em madeireira e em empresa de pescados, até se estabelecer na construção civil, setor em que trabalhou até o ano de 2000.
 
Sua carreira política iniciou em 2000, quando foi eleito para o mandato 2001-2004. Depois disso, foi reeleito por mais cinco mandatos, completando neste ano 24 anos de dedicação ao Legislativo Municipal. Durante o período, Paulinho foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí em três biênios: 2007-2008, 2017-2018 e 2019-2020.
 
Atualmente, Paulinho Amândio está licenciado como vereador e atua como secretário de Promoção da Cidadania. Neste ano, decidiu não concorrer ao pleito.
 
Projetos
 
Rua no Bairro Rio do Meio recebe o nome de Zacarias Francisco Bernardes
Foi aprovado com 11 votos favoráveis, em única discussão, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 107/2024, de autoria da vereadora Célia Filha do Elói (MDB). O PLO denomina de Rua Zacarias Francisco Bernardes rua sem denominação oficial com início da Rua Eduardo Vicente de Melo, Bairro Rio do Meio.
 
Zacarias Francisco Bernardes nasceu em Itajaí, no Rio do Meio, em 1911. Casou-se em 1936 e teve 10 filhos. Ficou conhecido pela dedicação pela família e à vida no campo e pela colaboração com o desenvolvimento da comunidade. Ele foi pedreiro e carpinteiro voluntário e ajudou a construir a Igreja Santa Antônio. Faleceu em 1995.
 
Os filhos deram continuidade ao trabalho e mantiveram as terras produtivas. Além disso, ainda nos anos 90, fundaram um parque aquático, que hoje é uma das principais opções de lazer da região.
 
O projeto será encaminhado para sanção do prefeito.
 
José Geraldo Filho é homenageado com nome de rua entre o São Vicente e o Cidade Nova
Em única discussão, foi aprovado com nove votos favoráveis o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 112/2024, de autoria do Executivo Municipal. O PLO denomina de Rua José Geraldo de Melo Filho, a rua com início na Avenida Campos Novos, no Bairro São Vicente, paralela ao antigo Ifes, com término na Avenida Vereador Nilo Simas, no Bairro Cidade Nova.
 
José Geraldo de Melo Filho, popularmente conhecido como Juca, nasceu em Blumenau e mudou-se para Itajaí em 1974. Assumiu as atividades comerciais do cunhado e adquiriu dele um bar localizado na Rua Indaial.
 
Após a aquisição, Juca administrou juntamente com a família a cancha de bocha, carteado e outros jogos, assim como futebol em quadra de cimento, que logo virou quadra de futebol de salão e, por fim, o Salão de Baile Sociedade Amigos do Juca, inaugurado em 1981.
 
José Geraldo de Melo Filho faleceu em 13 de novembro de 2022, aos 82 anos.
 
O projeto será encaminhado ao Executivo Municipal para sanção do prefeito.
 
Rejeitado projeto que reduz de 80% para 40% a alíquota utilizada para cobrança do serviço de esgoto sanitário
Foi rejeitado com 13 votos contrários e três votos favoráveis, em segunda discussão, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 36/2024 do vereador Odivan Linhares Mamão (PSD). O PLO tinha a proposta de reduzir de 80% para 40% a
alíquota utilizada para cobrança do serviço de esgoto sanitário com base no consumo de água do contribuinte.
 
Com a rejeição, o projeto será arquivado.
 
Autorizada abertura de crédito adicional para Rádio Patrulha
Com nove votos favoráveis, o Projeto de Lei Ordinária nº 150/2024, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado em segunda discussão e votação. O projeto autoriza a Prefeitura a abrir crédito adicional especial de até R$ 90,8 mil para a Secretaria Municipal de Segurança Pública, tendo em vista o convênio de Rádio Patrulha com a Polícia Militar de Santa Catarina.
 
O recurso será utilizado pelo 1º Batalhão de Polícia Militar para aquisição de materiais bélicos para o ano de 2024.
 
O projeto será encaminhado para sanção do prefeito.
 
Requerimentos
 
Vereador aprova requerimento sobre obras em escola do Espinheiros
Aprovado com 12 votos favoráveis o Requerimento nº 171/2024, do vereador Maurílio Moraes (Progressistas). O parlamentar questiona ao prefeito: qual empresa venceu o processo licitatório para reforma e ampliação da Escola Básica Thereza Bezerra de Athayde, no Bairro Espinheiros? Quando aconteceu o início e a conclusão das obras? Quem assinou a ordem de serviço e quem foi o fiscal do contrato? Foi feito algum termo aditivo ao contrato? Como ficaram os professores durante a obra? Quantos alunos com deficiência estudam nesta Unidade e como eles tiveram acesso à escola e às atividades durante as obras?
 
Vereador faz perguntas sobre efetivo durante a Operação Veraneio
De autoria do vereador Beto Cunha (Republicanos), foi aprovado o Requerimento nº 164/2024 com 11 votos favoráveis. O parlamentar faz os seguintes questionamentos ao Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina: há previsão de ampliação do efetivo de policiais militares no município para o período de veraneio? Qual o prazo para ampliação do efetivo? Diante da baixa quantidade de efetivo disponibilizado atualmente em Itajaí, qual o critério utilizado para a composição do efetivo de policiais que irá atuar na operação veraneio?
 
Vereadora faz questionamentos sobre reforma na Secretaria de Saúde
Com 11 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 175/2024, de autoria da vereadora Anna Carolina (PSDB). A parlamentar faz perguntas sobre a reforma na Secretaria Municipal de Saúde. Entre os questionamentos estão: quando teve início e quando terminou a reforma na Secretaria de Saúde, incluindo gabinete, corredores, modificação de divisórias, chaves, vidros etc? Por quais motivos o pedido pela Lei de Acesso à Informação (LAI) n. 29868/2024 sobre o assunto, não foi respondido pela Secretaria e pelo Gabinete do Prefeito? Quando foram trocadas as películas dos vidros das Unidades Básicas de Saúde? Além dos questionamentos a vereadora solicita que sejam enviados contratos e documentos diversos sobre o assunto.
--
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI
--

Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.instagram.com/camaraitajai
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.x.com/camaraitajai


Projetos e Proposituras