Buscar no portal

Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Câmara entrega primeiros projetos do processo de Consolidação das Leis Municipais

Reordenamento jurídico vai agrupar as leis por tema e facilitar a busca.

#PraTodosVerem: a foto mostra a capa de um Projeto de Lei. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra a capa de um Projeto de Lei. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itajaí apresentou na 59ª Sessão Ordinária, realizada na quinta-feira (3) os dois primeiros Projetos de Lei Complementar que compõem a Consolidação das Leis Municipais. O trabalho é realizado pelo Grupo Técnico de Consolidação e Atualização da Legislação Municipal, composto por servidores do Poder Legislativo Municipal.
 
Nessa primeira etapa, foram apresentados o PLC nº 13/2020, que consolida as leis que dispõem sobre a instituição de datas comemorativas e feriados no município de Itajaí, e o PLC nº14/2020, que consolida as leis que dispõem sobre o reconhecimento de utilidade pública de entidades de promoção educacional, científica, cultural, artística, esportiva, social ou filantrópica, que sirvam à coletividade, sem fins lucrativos.
 
Os dois projetos estão tramitando nas comissões técnicas da Câmara.
De acordo com a Coordenação Grupo Técnico de Consolidação e Atualização da Legislação Municipal, somente com os projetos das datas comemorativas e feriados e das utilidades públicas, serão revogadas cerca de 700 leis. Somada a próxima etapa, referente à denominação de logradouros públicos, a Câmara deverá revogar e consolidar 25% de todo o ordenamento jurídico municipal.
 
O presidente da Câmara, vereador Paulinho Amândio (PDT), comemorou a apresentação dos projetos e afirmou que eles representam uma vitória de todo o Legislativo Municipal.  “Este é um importante passo para a consolidação das leis, que mostra a eficiência do Legislativo e a preocupação em devolver à população um serviço de qualidade”, destacou Paulinho.
 
O processo de reordenamento jurídico visa agrupar as leis existentes por temas, criando uma obra única de simples pesquisa e acesso para facilitar a aplicação e cumprimento. A consolidação acarreta em maior segurança jurídica, por meio do agrupamento de leis sobre a mesma matéria num único documento, além da revogação de leis obsoletas, em duplicidade ou declaradas inconstitucionais.
 
--
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.instagram.com/camaraitajai
www.twitter.com/camaraitajai
 


Projetos e Proposituras