Buscar no portal
Acesso do Cidadão
TV Câmara
Assistir ao vivoNewsletter
Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.
Autoridades discutem o combate à “Gripe A”
Na tarde de hoje (21), a Câmara de Vereadores de Itajaí promoveu audiência pública que discutiu o combate ao avanço da “Gripe A” (H1N1), no município. A reunião, realizada em caráter emergencial, foi proposta pelo vereador Laudelino Lamim (PMDB), e contou com a convocação imediata feita pela presidência do Legislativo.
Participaram do evento a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Regional, UNIVALI, ANVISA, Hospital Marieta Konder Bornhausen e Hospital Pequeno Anjo, além do Poder Executivo, representado pela vice prefeita, Dalva Rhenius (DEM), da imprensa, comunidade e vereadores. O objetivo do encontro foi de tranquilizar a sociedade por meio do esclarecimento das frequentes dúvidas que surgem pelo avanço do vírus em todo o mundo.
Durante as conversações algumas medidas foram encaminhadas, como a instalação de uma unidade de triagem, no Centro de Múltiplo Uso, bairro São Vicente, ao lado do Centro Social Urbano. “Estamos trabalhando para dar condições plenas de atendimento ao cidadão, para que não tenhamos óbitos em nossa cidade”, garantiu Rhenius. Uma linha 0800 também deve ser disponibilizada aos itajaienses.
O Presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), propôs a criação de um comitê de combate à gripe, que foi aprovado por todas as instituições ali representadas. O grupo é formado pela Secretaria de Saúde do município, SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), Defesa Civil, Hospital Marieta Konder Bornhausen, Hospital Universitário Pequeno Anjo e a Casa de Leis de Itajaí.
“Temos que unificar nossa linguagem e ações para que assim possamos tomar um único rumo (...) não podemos criar um pânico desnecessário, é preciso apenas transparência e informações concretas”, finalizou o Pissetti. Ele ainda disponibilizou, por sugestão do vereador Clayton Batschauer (PR), o Balcão da Cidadania, com o auxílio da Saúde municipal, para emissão de diagnósticos em casos suspeitos.
* Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 9604.6979, com Herval Angelo Esmeraldino, secretário de comunicação e promoção social.