Buscar no portal
Acesso do Cidadão
TV Câmara
Assistir ao vivoNewsletter
Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.
Câmara deve estreitar relações com Univali visando desenvolvimento social
A Câmara Municipal de Vereadores deverá estreitar relações com a Universidade do Vale do Itajaí – Univali, objetivando a criação de um plano institucional para definir ações da universidade no atendimento à comunidade. Convite neste sentido foi formalizado pelo reitor da Univali, José Roberto Provesi, em pronunciamento na Tribuna da Câmara durante o Intervalo Regimental da sessão desta terça-feira, dia 13.
O encontro entre Provesi e os vereadores estava previsto para acontecer de forma informal, onde o reitor apresentaria a proposta de aproximação com o legislativo. Por iniciativa do presidente da Câmara, Paulinho Amândio (PDT), o reitor foi convidado a registrar sua presença na Câmara através do uso da tribuna durante o intervalo regimental.
Ao fazer uso da palavra, Provesi explicou que, se por um lado a universidade atravessa um período de dificuldades financeiras, por outro tem apresentado a grata surpresa de conquistar importantes prêmios durante o ano. “Isso eleva a imagem da universidade em âmbito nacional e, especialmente, no exterior”, informou o reitor, lembrando que a universidade mantém programas de intercâmbio com universidades de diversos países, a exemplo da Espanha, Itália, Alemanha e, mais recentemente, com a China.
Para o reitor, estes programas de intercâmbio tendem a trazer significativos avanços para o desenvolvimento da comunidade itajaiense, através da transferência de conhecimentos cultural, intelectual e tecnológico. “Certamente tal contato permitirá avanços significativos em diversos setores sócio-econômicos de nossa cidade”, ressaltou.
O reitor foi enfático ao propor maior interação entre a Universidade e a comunidade através da Câmara de Vereadores. “A Univali presta significativos serviços à comunidade, com atendimentos gratuitos em diversas áreas, especialmente na área da saúde. Entretanto, a universidade não é e nem tem pretensão de ser governo, mas acreditamos que podemos ampliar nossa importância e nossa contribuição para com a cidade, prestando atenção a áreas que podem ser indicadas pelos vereadores, que tem esse contato mais estreito com a população”, destacou.
Provesi afirmou, ainda, que essa contribuição pode se manifestar em duas vias. “Queremos sugestões no sentido de que os vereadores apontem nossas falhas, mas que também nos auxiliem na busca por soluções em questões nas quais a presença da universidade possa trazer benefícios à comunidade”. Após sua manifestação pública, Provesi reuniu-se com os vereadores para uma conversa mais descontraída no Plenarinho, onde detalhou a proposta de maior aproximação.