[48ª Sessão Ordinária] Escoteiro de Itajaí é homenageado com denominação de rua

Avenida Escoteiro Paulo Machado da Rosa está localizada no Bairro Santa Regina.

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário, sentados em colta de uma mesa em formato de meia lua. Crédito: Rafael Monaco/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário, sentados em colta de uma mesa em formato de meia lua. Crédito: Rafael Monaco/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou com 13 votos favoráveis o Projeto de Lei Ordinária nº 213/2022, do vereador Rubens Angioletti. O projeto denomina de Avenida Escoteiro Paulo Machado da Rosa avenida sem denominação oficial, entre as ruas Marcos Aurélio e Vereador Pedro João de Souza Filho, no Bairro Santa Regina.

Paulo Machado da Rosa nasceu em Laguna (SC) em 1934. Mudou-se para Itajaí em 1961. Ingressou na Marinha Mercante aos 17 anos e posteriormente, passou a trabalhar no Porto de Itajaí.  Dedicou-se ao escotismo desde os sete anos de idade, na Associação Escoteira Laguna, em Laguna. Em Itajaí participou dos grupos Vasconcelos Drumond, São Domingos Sávio, Alfredo Pereira e Lauro Müller.

Exerceu diferentes funções no Escotismo nos níveis nacional, regional e local, entre elas as de chefe de tropa escoteira, coordenador nacional da modalidade do Mar, diretor técnico, diretor presidente e membro da equipe Regional de Formação. Recebeu a “Insígnia de Madeira”, em 2004, e as condecorações Medalha de Gratidão – Grau Ouro, em 2007; Medalha Cruz de São Jorge, em 2009; Medalha Velho Lobo, em 2010; Tucano de Prata, em 2013; e Medalha de Tiradentes, em 2019. Faleceu em 21 de junho de 2021 aos 87 anos, deixando significativa contribuição para o voluntariado e para o movimento escoteiro do Brasil.

O projeto será encaminhado para sanção do prefeito.

Aprovado recurso para aquisição de equipamentos de tratamentos renais
Durante a 48ª sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou em primeira votação, com 14 votos favoráveis, o Projeto de Lei Ordinária nº 71/2022, do Executivo Municipal. O projeto prevê um crédito especial de R$ 600 mil para o Fundo Municipal de Saúde (FMS).

Com a aprovação, o prefeito fica autorizado a incluir nova despesa de até R$ 600 mil no Plano Plurianual (Lei nº 7.294/2021), Lei Orçamentária Anual (Lei nº 7.317/2021) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (Lei nº 7.369/2021).

Os recursos serão repassados ao Fundo para serem aplicados na ação “Implementação das Ações e Serviços de Alta e Média Complexidade” e serão transferidos a entidades privadas e sem fins lucrativos, conveniadas com o Município, para a compra de máquinas para hemodiálise e reprocessadoras, para Terapia Renal Substitutiva (TRS).

O projeto passará por mais uma votação e, se aprovado novamente, será encaminhado para a sanção do prefeito.

Vereador pede informações sobre finalização da Via Portuária
Com 13 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 144/2022, de autoria do vereador Paulinho Amândio (PDT). Tendo em vista as notícias sobre a Prefeitura ter assumido as obras da Via Portuária, o parlamentar solicita informações sobre o andamento e se há previsão de finalização da obra.

Vereador pede audiência pública para debater educação especial
Com 13 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou o Requerimento nº 142/2022, de autoria do vereador Beto Cunha (PSDB). O parlamentar solicita à Mesa Diretora do Legislativo a realização de uma audiência pública para debater sobre a educação especial e o atendimento aos alunos com deficiência na rede municipal de ensino.

Imagens disponíveis na Galeria de fotos.
Crédito: Rafael Monaco/CVI.