Câmara de Itajaí adianta devolução de R$ 3,5 milhões do duodécimo para auxílio ao Hospital Marieta

Equipe do Hospital Marieta apresentou situação financeira aos vereadores nesta terça-feira (12).

#PraTodosVerem: a foto mostra a Irmã Mércia na ponta de uma mesa retangular e os vereadores em volta. Ao fundo, aparece uma TV com a apresentação do Hospital Marieta. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra a Irmã Mércia na ponta de uma mesa retangular e os vereadores em volta. Ao fundo, aparece uma TV com a apresentação do Hospital Marieta. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
Os vereadores de Itajaí se reuniram na tarde desta terça-feira (12) com a equipe do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Durante o encontro, foi explicada a situação financeira da instituição e discutido o adiantamento de R$ 3,5 milhões do duodécimo da Câmara para que a Prefeitura de Itajaí possa repassar ao hospital.

A diretora-geral, Irmã Mércia da Glória Tiago Lemes, informou que atualmente o Marieta está com um déficit de mais de R$ 12,7 milhões. A dívida é proveniente das mudanças realizadas para o atendimento no período mais crítico da pandemia. Com a abertura de 80 leitos de UTI Adulto Covid, houve o aumento do número de colaboradores, ampliação das escalas médicas e adaptação do auditório para implementação da enfermaria.

Com o fechamento dos leitos de UTI para tratamento exclusivo da Covid, a instituição teve os gastos com a rescisão de profissionais, que não estavam previstos nos valores recebidos. Além disso, houve um aumento de 10,8% da folha de pagamento e de 33% de materiais e medicamentos, e a redução dos valores pagos para procedimentos, medicamentos, órteses, próteses e matérias especiais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O valor do adiantamento da devolução do duodécimo da Câmara de Itajaí será utilizado para o pagamento dos honorários médicos atrasados. Nos próximos dias o Executivo Municipal deve encaminhar um projeto de lei à Câmara de Vereadores de Itajaí autorizando o repasse dos valores ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

O duodécimo é o valor que a Câmara de Vereadores tem direito a receber da Prefeitura de Itajaí para os gastos para o funcionamento e com pessoal. Geralmente, o valor não utilizado retorna ao Executivo no final do ano para investimentos em outras áreas no ano seguinte. Mas devido à necessidade, o Legislativo decidiu adiantar a liberação do recurso para que a Prefeitura possa fazer o repasse ainda este ano.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.