Palestra sobre mulher na política marca primeiro evento da Escola do Legislativo

Encontro marcou o lançamento oficial da escola de governo da Câmara de Itajaí.

#PraTodosVerem: A foto mostra a família da Vereadora Maria Rosa Heleno Schulte recebendo uma placa de homenagem do vereador Adriano Klawa. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: A foto mostra a família da Vereadora Maria Rosa Heleno Schulte recebendo uma placa de homenagem do vereador Adriano Klawa. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Itajaí promoveu uma palestra para inspirar as mulheres a participar da política. A palestra “Trajetória e Desafios de uma Mulher na Política” foi ministrada pela ex-prefeita da cidade de São José, Adeliana Dal Pont, e marcou o lançamento da Escola do Legislativo Maria Rosa Heleno Schulte.

Adeliana começou a palestra apresentando dados de que a maioria da população é composta de mulheres, mas ocupam apenas 15% das vagas das Casas Legislativas e comandam apenas 11,81% das Prefeituras do Brasil. Destacou o trabalho que está sendo realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), como coordenadora da Escola do Legislativo. A Caravana das Mulheres está percorrendo todo o Estado na intenção de despertar nas mulheres o interesse em participar do processo político. Além disso, contou um pouco da experiência nas eleições em que foi candidata a vereadora e prefeita de São José.

A cerimônia de abertura contou com uma homenagem aos familiares da vereadora Maria Rosa Heleno Schulte, que dá nome à Escola do Legislativo de Itajaí. Em um discurso emocionado, a filha Izabel Cristina Heleno Schulte de Mello ressaltou que sua mãe sempre buscou fazer um trabalho de qualidade para que os jovens pudessem ter uma excelente formação e que proporcionasse o exercício da cidadania de forma plena.

O presidente da Escola do Legislativo, Adriano Klawa (PSL), explicou as três frentes de trabalho que serão desenvolvidas: a capacitação dos vereadores, dos servidores do Legislativo e da sociedade. Já o presidente da Câmara de Itajaí, Marcelo Werner (PSC), ressaltou que nada se faz sozinho e agradeceu os vereadores que aprovaram a criação da Escola do Legislativo por unanimidade. Também manifestou o desejo de que no segundo semestre seja iniciado o estudo para implementação do projeto Câmara Mirim.

Durante a cerimônia, também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Escola do Legislativo da Alesc e da Câmara de Itajaí, para que possam ser realizados novos eventos e capacitações em parceria.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.