CPI que investiga aquisição de máscaras marca primeiras oitivas

Depoimentos devem ser realizados na sexta (24) e segunda-feira (27).

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a reunião da CPI. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores reunidos no Plenário durante a reunião da CPI. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou, na tarde desta segunda-feira (20), a 3ª reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) nº 1/2021, que investiga a aquisição de máscaras descartáveis pela Prefeitura de Itajaí. No encontro foram marcadas duas sessões de oitivas e aprovados três requerimentos.

A pedido dos vereadores Anna Carolina (PSDB) e Osmar Teixeira (SD), serão convocados para oitiva no dia 24 de setembro a Secretária de Educação, Elizete Furtado Cardoso e os servidores Bento Jesus dos Santos. Já a vereadora Christiane Stuart (PSC) solicitou a convocação dos servidores Adrieli da Rosa Correa e Luiz Fernando Sanni para a oitiva no dia 27 de setembro.

A vereadora Anna Carolina também fez um requerimento destinado às empresas fabricantes das máscaras adquiridas pela Prefeitura e Porto de Itajaí com questionamento como: se existe representação no Vale do Itajaí, se existe objeção de vendas ao serviço público e se a Prefeitura procurou a empresa para cotação de máscaras descartáveis entre março de 2020 e setembro de 2021.

O vereador Osmar Teixeira fez dois requerimentos. Um para as empresas que encaminharam orçamento à Prefeitura e outro para as empresas que venderam as máscaras. Ambos requerimentos pedem a cópia da solicitação do orçamento realizada pela Prefeitura, bem como a resposta com a proposta de valores, entre outros documentos.

Procuradoria-Geral exara parecer confirmando legalidade da CPI
Ainda durante a sessão, foi lido o parecer da Procuradoria-Geral da Câmara de Vereadores de Itajaí que reafirma a legalidade da instalação da CPI nº 01/2021, pois foram cumpridos todos os requisitos legais.

O pedido foi realizado na semana passada pelo presidente da Comissão, Bruno da Saúde (MDB), após o recebimento de ofício da Procuradoria-Geral da Prefeitura de Itajaí, que questionava os requisitos de admissibilidade da CPI.

A Comissão Parlamentar de Inquérito é formada pelos vereadores Bruno da Saúde (MDB) – presidente, Christiane Stuart (PSC) – relatora, Hilda Deola (PDT) – secretária, e os membros Anna Carolina (PSDB) e Osmar Teixeira (SD).

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.